Exposibram em BH anuncia a mineração do futuro

Bruno Frade- redacao@souecologico.com
Mineração
Publicado em: 09/09/2019

A cerimônia de abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2019) reuniu nesta segunda (9) no Expominas em BH, grandes personalidades da mineração, representantes de entidades da área e personalidades políticas para um debate sobre o futuro do setor, com as presenças do ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A solenidade iniciou com um minuto de silêncio em respeito às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. O presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer agradeceu a presença expressiva de mais de 1.200 pessoas no principal auditório.

Brumer enfatizou que as recentes tragédias envolvendo barragens devem ser compreendidas como lições para toda a sociedade. "As tragédias de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) afetaram vidas, o meio ambiente e a situação socioeconômica do Estado. Defendemos que as investigações sejam feitas e que sirvam de lições para que esses fatos não se repitam. Mas, neste momento, temos que analisar como será a mineração em termos de regulação operacional e de segurança, mais proximidade com as comunidades e um modelo inovador de comunicação, para que a sociedade entenda a importância do setor", destacou.

Solenidade de abertura da EXPOSIBRAM 2019. Foto: Glenio Campregher
Solenidade de abertura da EXPOSIBRAM 2019. Foto: Glenio Campregher

Novo olhar, novo amanhã

Os rompimentos de barragens colocaram em dúvida a essência das atividades minerárias, seja de oferecer a sociedade uma variedade de recursos minerais que são transformados em produtos; auxiliar na transformação tecnológica; incentivar à economia circular e principalmente cuidar do meio ambiente com práticas sustentáveis.

Aos recém acidentes de barragens ocorridos em Minas, foi distribuído no evento a “Carta compromisso do IBRAM à sociedade, mostrando como a indústria da mineração vai estabelecer o seu futuro.

O documento reúne novos propósitos do setor, com metas mensuráveis e alcançáveis nas seguintes áreas:

  • Segurança operacional;
  • Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;
  • Saúde e segurança ocupacional;
  • Mitigação de impactos ambientais;
  • Desenvolvimento local e futuro dos territórios;
  • Relacionamento com comunidades;
  • Comunicação & reputação;
  • Diversidade & inclusão;
  • Inovação;
  • Água;
  • Energia;
  • Gestão de resíduos.

Ainda na abertura solene do evento, o presidente do IBRAM, Flávio Penido assinou o acordo de cooperação com a Associação de Mineração do Canadá com objetivo de implementar no Brasil o padrão de sustentabilidade desenvolvido pela instituição canadense: trata-se de “um grande passo para projetarmos um futuro mais sustentável ao setor mineral, alçando novo patamares para se tornar ainda mais inclusivo, transparente, seguro e protagonista em responsabilidade socioambiental”.

Leia aqui a carta na íntegra!

Homenagens

A cerimônia também reconheceu os profissionais que fazem a diferença. Foram homenageados o Corpo de Bombeiros (CBMMG), a Polícia Militar (PMMG), a Polícia Civil (PCMG) e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, pelo trabalho realizado em Brumadinho.

Foto: Glenio Campregher
Foto: Glenio Campregher


Postar comentário