Curso - Educação Ambiental: princípios, conceitos e metodologias

De 07/10/2019 até 06/12/2019

Incentivar e preparar professores e profissionais ligados à temática ambiental para o exercício de uma educação voltada à sustentabilidade e a práticas sociais ambientalmente adequadas. É com essa diretriz que a Plataforma Trilhas do Saber – Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – acaba de lançar o curso: Educação Ambiental: princípios, conceitos e metodologias. A atividade, voltada para professores de diferentes conteúdos, analistas e gestores públicos, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), além de estudantes de nível médio e superior, já está disponível na internet.

Os interessados em fazer o curso devem realizar a inscrição, no período de 23 de setembro a 4 de outubro, pelo link

Realizado integralmente à distância, o curso terá duração de 40 horas/aula e será oferecido durante dois meses, de 7 de outubro a 6 de dezembro de 2019. No final dos cinco módulos (I - Bases conceituais da Educação Ambiental; II - Objetivos da Educação Ambiental; III - Princípios e Fundamentos; IV – Histórico; V - Metodologias; VI - Processo de Gestão), os participantes receberão um certificado.

Para Ricardo Cottini, analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e um dos idealizadores do curso, as mudanças que o meio ambiente exigem vão além de posturas meramente ambientais, mas de um posicionamento social e humano com relação ao meio ambiente. “Precisamos urgente mudar nossas posturas e formas de agir, começando com um trabalho interior de dentro para fora, nos preparando e absorvendo conhecimentos capazes de orientar como realmente podemos fazer uso adequado dos recursos naturais, respeitando todas as formas de vida”, frisou.